Lançamento em data de aniversário de Kobe Bryant “Samba do Mamba” marca homenagem de Gafanhoto ao jogador de basquete
Enquanto nós aguardamos ansiosamente por uma vacina que nos permita voltar a frequentar os eventos da cidade, os artistas continuam trabalhando para garantir que este retorno seja repleto de comemoração e música de qualidade. Seguindo uma série de lançamentos na cidade, hoje o rapper Gafanhoto liberou aquele sambinha esperto para driblar a tristeza desses dias frios.
O Samba do Mamba é uma homenagem ao jogador de basquete Kobe Bryant que faleceu em janeiro deste ano, junto com sua filha Gianna Bryant em um trágico acidente. A música é uma celebração a brilhante carreira do jogador que foi um fenômeno em quadra e marcou a história do basquete. Durante os versos Gafanhoto relembra a trajetória do atleta e resgata a importância que ele teve para os fãs do esporte.
O rapper conta um pouco da influência que o jogador teve para ele “Quando comecei a acompanhar a NBA era o fim da era Jordan, e havia um cara novo chegando, jogando de forma parecida com o Jordan, mas com seu próprio estilo. Ele tinha muito foco e disciplina e isso eu consegui, talvez tardiamente, aplicar em algumas áreas da minha vida. A "Mamba Mentality" é algo que ainda estou lendo sobre e aprendendo, mas é basicamente aquela de trabalhar focado para alcançar os objetivos.”
Não é a primeira vez que o assunto aparece em composições de Gafanhoto que já demonstrou a importância da mistura de esporte com arte em alguns de seus trabalhos, como no último álbum “Segue o Jogo” (2018). O rapper conta que foi após uma cesta em uma aula de educação física em 1994 que seu interesse pelo esporte despertou “Conheci muita gente e aprendi muita coisa com o basquete, principalmente por ter 1,65m e supostamente estar em um lugar que ‘não é pra mim’, tive que sempre provar minha capacidade mesmo sendo desacreditado.”
Kobe Bryant
No dia de hoje Kobe Bryant completaria 42 anos, o atleta que iniciou sua carreira na NBA em 1996 pelo Los Angeles Lakers, impactou toda uma geração que acompanhava e era fã do esporte na época. A carreira histórica marcada por muitas conquistas veio acompanhada de muitas lesões, o que levou a aposentadoria em 2016, após uma despedida inesquecível em que o atleta marcou 60 pontos na vitória de virada do Lakers contra o Utah Jazz. Conhecido como Black Mamba uma das cobras mais venenosas do continente africano, o apelido surgiu devido a serpente ser conhecida por ter um ataque rápido e letal, que logo foi associado ao estilo de jogo do atleta.
Bryant certamente foi um ídolo e inspiração para Gafanhoto que conta ter sido incentivado por alguns amigos a fazer uma música sobre ele. Logo que montou os primeiros versos percebeu que a música daria um samba, foi então que entrou em contato com Vitor Baniski (Banibeat) que ficou responsável pela produção e montou a melodia. Com a melodia e versos prontos Nicolas Pedroso (Balta) adicionou os arranjos de sopros e Amanda Kristin abrilhantou o samba com a participação no vocal. A gravação foi feita no Estúdio Piralinda com mix e master por conta de Luiz Vinicius.
Você pode conferir a música pelo canal do youtube e acompanhar o trabalho de Gafanhoto pelas suas redes sociais. Não tem presente melhor para comemorar esse dia do que uma homenagem no melhor estilo brasileiro a um ídolo que deixou saudades, vida longa ao esporte e a arte!
Alana Bittencourt Silva